Páginas

domingo, 2 de outubro de 2016

O cão e seu incrível olfato.

   Diferente de nós, seres humanos, que usamos como principal sentido a visão para analisar o ambiente, o cão utiliza seu olfato poderoso. O cão e o ser humano conseguem analisar um ambiente usando sentidos bem diferentes como sua principal referencia.


   Mas será que realmente o olfato canino é assim tão superior ao olfato humano? A resposta é sim. Enquanto um humano tem 5 milhões de receptores olfativos um cão chega a ter duzentos milhões. Um cachorro consegue detectar uma concentração de odor até 100 milhões de vezes menor do que o olfato humano.



   Quando um cão fareja um odor em nós, ele não apenas sente o cheiro, mas também consegue saber onde estivemos ou o que fizemos. Nossos amigos caninos tem um tecido que separa o nariz em dois compartimentos. Um deles é usado para respirar e o outro para farejar. 
   Ele também tem a incrível habilidade de sentir uma fragrância em um lado do nariz e outra diferente do outro lado, o que facilita discernir de que direção o odor veio. 
   Além disso, o cérebro canino tem uma área dedicada ao olfato 40 vezes maior do que a mesma área no ser humano


   Não é a toa que essas criaturas são usadas pela polícia para ajudar a farejar drogas escondidas, achar pessoas perdidas, entre outras atividades.
   Portanto, quando observar seu cãozinho farejando, saiba que você está testemunhando um especialista em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário