Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2017

Cão Herói - Dayko, o cão socorrista.

   Em 16 de abril de 2016 ocorreu um terremoto no Equador de escala 7,6 causando mais de 600 mortos e 16 mil feridos. Equipes de socorros entraram em ação para tentar salvar os sobreviventes, e entre elas estava Dayko, um cão labrador treinado para salvar pessoas com mais de três anos de experiência.


   No meio daquela situação caótica Dayko, fazendo uso de toda a sua experiência, começou a se empenhar com o objetivo de descobrir debaixo dos escombros pessoas com vida, para que pudessem ser resgatadas.
   Ele entrava e saia de debaixo de estruturas buscando soterrados incansavelmente.


   Graças a seus esforços 7 pessoas foram achadas ainda com vida e conseguiram ser salvas após estarem soterradas.
   Mas diante de todo o seu empenho para salvar essas pessoas, Dayko, com apenas quatro anos, não resistiu a tantos esforços. Devido a fadiga, extrema desidratação e ferimentos dos escombros, ele sofreu um enfarto do miocárdio.


   Prontamente a equipe tentou reanimar o cão herói, usando todas as táticas possíveis. mas ele não resistiu e morreu, deixando um grande vazio para os membros da corporação, principalmente para seu companheiro e guia, Alex Yela que disse: 
   -Quando Dayko chegou, todos se encantaram com seu olhar terno e comportamento muito dócil e amigável, que o permitiu participar de vários treinamentos e conseguir certificações superiores. Nosso amigo de quatro patas deu a sua vida no cumprimento do dever. Obrigado, Dayko por sua missão heroica em Pederneiras e por toda a sua ajuda em outras emergências.


   O corpo de bombeiros fez uma bela homenagem a Dayko no seu perfil no Facebook com a seguinte mensagem:

"Lamentamos informar que hoje o [corpo de bombeiros] está de luto porque acabamos de perder Dayko, que participou do trabalho de buscas em Pederneiras".

"Este amigo de quatro patas deu a sua vida na linha de dever. Obrigado Dayko por seus esforços heróicos em Pederneiras e em várias emergências onde você estava presente.

"Você manteve alto o nome da unidade K9."

   Que esse belo exemplo de Dayko possa nos fazer valorizar esses seres vivos que tem o dom de serem nossos amigos.
   

2 comentários: